Buscar
  • Marlon Roza

Produção Industrial Inicia 2021 com Forte Crescimento



Ao contrário do que observamos em outras áreas da balança comercial, a produção industrial cresceu 2% em relação à janeiro de 2020, resultados esses apontados pela recente Pesquisa Industrial Mensal do IBGE realizada ao final de fevereiro/2021. Estados como Pará (13,3%), Paraná (11,5%) e Santa Catarina (10,1%) demostraram crescimentos robustos, com expansões de dois dígitos, contrariando as expectativas.


Esse aumento da produção se deve por diversos fatores, tais como: alta do dólar (que

proporcionou aumento das vendas e grandes lucros nas exportações); o bom desempenho do setor de veículos automotores; o crescimento do setor de máquinas e equipamentos (com destaque no aumento da produção de elevadores para transporte de pessoas), entre outros.


Os ótimos resultados tornaram altas as expectativas no setor para o ano de 2021. Especialistas na área da economia acreditam que a tendência é de que o ambiente de negócios para o mercado externo continue relativamente parecido ao longo do ano, com grandes possibilidades de aumento durante os próximos meses.


Para que a indústria multiplicasse sua produção, houve a necessidade de investimentos expressivos em bens de capital no setor. Com a elevada competitividade das indústrias internacionais, se a criatividade, o espírito empreendedor, os investimentos financeiros e as máquinas adequadas (equipadas com as mais avançadas tecnologias industriais do mercado) não estiverem em sintonia, os resultados podem não ser o esperado.


Uma questão que todos os gerentes e diretores financeiros enfrentam no momento de elaborar os novos projetos de investimentos em capex da empresa, é sobre qual é a melhor maneira de viabiliza-los financeiramente. Além de contar com capital próprio, a empresa deve considerar a possibilidade de captar parte do valor necessário através de instituições financeiras, desde que com condições que façam sentido para a sua realidade.


Neste momento é necessário que o empresário verifique no mercado todas as opções disponíveis, não se limitando apenas às linhas de financiamento dos grandes bancos nacionais.


Há muito tempo presente na realidade das grandes indústrias e entrando cada vez mais no dia a dia de empresas de pequeno e médio porte, uma ótima opção à se considerar é a contratação de linhas de crédito internacionais, que apresentam ótimas condições financeiras quando comparadas às linhas de crédito dos bancos brasileiros.


Para que a sua empresa possa contar com a liberdade de contratar crédito com instituições internacionais, sem a necessidade das famosas "contrapartidas" (todo empresário sabe do que estamos falando) e exageradas exigências para composição de garantias nas operações, conte com o auxílio da FDA Finance.


A FDA Finance é uma empresa especializada na gestão de crédito internacional para financiamento da compra de máquinas e equipamentos industriais de origem estrangeira por empresas brasileiras. Nossas operações rodam todas no exterior, sem vínculo com qualquer instituição financeira brasileira. Atuamos com linhas de crédito de longo prazo que cobrem maquinários produzidos em países como Alemanha, Áustria, Espanha, EUA, Itália e Suíça.


Entre em contato com nossa equipe e conheça as especificidades do mercado de crédito internacional e as condições para o seu negócio.




CEO no Amigos de Negócios e autor do artigo: Marlon Roza

+55 41 99965-4712

marlonroza@amigodenegocios.com.br


Diretor Executivo na FDA Finance e co-autor do artigo: Jaime Horn Junior

+55 47 99679-8452

jaimehj@fdafinance.com

17 visualizações0 comentário